Bem-vindos ao 14º Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia!!

Uiara Raiana Vargas de Castro Oliveira Ribeiro
Presidente SBGG PR

copyright © SBGG-PR - Todos direitos reservados.
copyright © SBGG-PR - Todos direitos reservados.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
**PRAZOS:
Início das submissões: 03 de novembro de 2025
Envio dos resumos: até 08 de junho de 2026
Divulgação dos trabalhos aprovados: 07 de julho de 2026
Confirmação da apresentação oral: 13 de julho de 2026
Envio dos pôsteres: 13 de julho de 2026
Data das apresentações: 7 e 8 de agosto de 2026
**CONSIDERAÇÕES:
1. É obrigatório aos autores a leitura completa deste regulamento e o aceite das normas antes do envio dos resumos.
2. No mínimo UM dos autores do trabalho científico deverá estar com a inscrição regularizada (paga) para envio do resumo. Caso o autor(a) que submeteu o trabalho não seja o(a) apresentador(a), é necessária a inscrição e o pagamento do(a) autor(a) apresentador(a) no evento.
3. Os resumos deverão ser enviados através do site oficial do evento conforme normas abaixo estabelecidas e impreterivelmente dentro do prazo estipulado.
4. Cada inscrito pago poderá submeter até 3(três) resumos como apresentador e autor principal. Não haverá limite para envio de resumos para demais autores.
5. Cada resumo poderá ter no máximo 5(cinco) autores.
6. Os melhores resumos aprovados serão selecionados para apresentação oral.
7. Será disponibilizado on-line (no site do Congresso) DOIS certificados POR TRABALHO. Um em nome do autor/apresentador e outro em nome de todos os autores.
8. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso em até 10 dias úteis após o evento, através do CPF do responsável pela submissão do trabalho. É dever do autor responsável o repasse dos certificados para os demais autores.
9. A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelo conteúdo da apresentação oral ou por quaisquer custos atrelados à apresentação dos trabalhos.
10. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável; a qual não será revista.
11. No momento da submissão, é obrigatório o envio do resumo do trabalho completo salvo em formato PDF, sob pena de desclassificação.
12. NÃO será permitida a inclusão de novos autores ou outras alterações após a confirmação do envio da versão final do resumo pelo site oficial do evento.
13. No momento da submissão do resumo, este deverá ser incluído em uma das duas categorias a seguir:
A) CATEGORIA GERIATRIA
B) CATEGORIA GERONTOLOGIA
14. Serão aceitos para submissão apenas resumos que cumpram os critérios metodológicos descritos a seguir.
**REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS:
1 - TÍTULO: O título deve ser em letras maiúsculas e em negrito, e não deve exceder 100 caracteres (com espaços). Deve ser conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo. ATENÇÃO: Obrigatoriamente, o título deve omitir informações institucionais e de autoria, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação.
2 - AUTOR APRESENTADOR: deve estar devidamente inscrito no congresso.
3 - DEMAIS AUTORES: exemplo: Roberta Castro, Carolina Lima.
4 - INSTITUÇÃO: corresponde ao nome da INSTITUIÇÃO responsável pelo resumo, ou onde o trabalho tenha sido realizado. Deve ser informado apenas o nome da instituição principal e departamento onde o trabalho tenha sido realizado.
5 - CIDADE: o nome da cidade e estado (CIDADE-UF) onde o estudo foi realizado ou de onde é proveniente a instituição responsável pelo estudo.
6 - RESUMO: o número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (já incluídos os espaços), excluídos o título, nome dos autores/afiliação institucional, palavras-chave e referências. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O conteúdo do resumo deverá ser construído conforme método utilizado para o estudo, seguindo os critérios descritos abaixo:
A) ESTUDOS BASEADOS EM MÉTODO ANALÍTICO (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes, estudos epidemiológicos, estudos qualitativos, etc.): Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
• Fundamentos/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases.
• Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho.
• Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/ retrospectivo, ensaio clínico, etc.). NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA NÃO SISTEMÁTICA. Descrever claramente a metodologia utilizada para a seleção da população, as intervenções realizadas e instrumentos aplicados. Estudos realizados em animais e/ou humanos devem comprovar a aprovação prévia por Comitê de Ética em Pesquisa.
• Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
• Conclusões/Considerações finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
B) ESTUDOS NÃO BASEADOS EM MÉTODO ANALÍTICO (relato de caso, descrição de séries de caso, relato de experiência inovadora) Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
• Fundamentação/Introdução: Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância.
• Motivo da comunicação: Razão que justifica a apresentação. Por exemplo: condições clínicas raras, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas, inovação em práticas de saúde voltadas ao envelhecimento
• Relato(s) do(s) caso(s)/experiência inovadora: história e evolução (caso clínico); descrição de nova técnica diagnóstica ou nova abordagem terapêutica; relato de experiência inovadora, com exposição de resultados atrelados
• Discussão: argumentos sobre achados clínicos e laboratoriais, diagnósticos e tratamentos; vantagens/desvantagens de método diagnóstico/terapêutico; defesa da inovação frente às práticas atuais.
7. É obrigatória a presença no texto do resumo e farão parte da contabilização do número total de caracteres as palavras “Introdução e/ou Fundamentos”; “Objetivos”; “Métodos”, “Resultados”, “Conclusões e/ou Considerações finais”.
8. Não usar negrito no texto. Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”. Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
ATENÇÃO: Não serão aceitos resumos de relatos de experiência e de projetos que ainda não foram conduzidos (sem resultados).
9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: incluir no máximo 10 referências.
10 - PALAVRAS-CHAVE: a inclusão de no mínimo três e no máximo seis PALAVRAS CHAVES, que deverão ser selecionadas a partir dos descritores disponíveis e existentes no DECS/MESH (http://decs.bvs.br).
**PÔSTER ELETRÔNICO:
ENVIAR PARA O E-MAIL ATENDIMENTO@ALMAEVENTOS.COM.BR ATÉ 13/07/2026.
Caso não haja envio dentro do prazo, não haverá emissão de certificado.
1. Todos os trabalhos devem ser confeccionados como pôster eletrônico. Até mesmo os escolhidos para apresentação oral.
2. Não haverá apresentação de pôster eletrônico durante o evento, pois estes ficarão expostos em nosso sistema online durante todo o congresso, por meio de totens eletrônicos.
3. Normas para confecção do pôster eletrônico:
A. Configuração da página: design - configurar página com um slide dimensionado para apresentação - tela personalizada com 16:9 - orientação retrato - Garantir o ajuste.
4.O ARQUIVO DEVE SER ENVIADO EM POWER POINT E PDF.
É imprescindível que o arquivo seja criado no Microsoft Power Point (sistema Windows).
5.O trabalho deve ter somente um slide que precisa ser em formato retrato, e o arquivo deverá conter no máximo 2MB.
6.Não há exigência quanto ao número de caracteres, cor ou fonte. Podem ser incluídas figuras e gráficos a critério do autor, porém não pode haver alteração ou acréscimo de conteúdo diferente do enviado como resumo.
7.O título deverá ser o mesmo do resumo enviado. Usar letras maiúsculas. Centralizar no topo o título, os nomes e qualificações dos autores e instituição onde o trabalho foi realizado.
8.Utilizar fonte de fácil leitura (exemplo: Arial, Times New Roman ou similar).
9.Utilizar um fundo de cor neutra para que a visualização do texto fique clara.
10.A fonte utilizada no corpo não deverá ser menor que 18.
11.Recomenda-se incluir as referências utilizadas no formato de QRcode.
12.Os certificados serão liberados 10 dias úteis após o final do Congresso, no site do evento.
13.É dever do autor principal o repasse dos certificados para os demais autores.
**APRESENTAÇÃO ORAL:
1. OS APRESENTADORES DEVEM CONFIRMAR PARTICIPAÇÃO ATÉ 13/07/2026 ATRAVÉS DO E-MAIL ATENDIMENTO@ALMAEVENTOS.COM.BR*****
2. Apresentação será nos DIAS 7 E 8 DE AGOSTO DE 2026 - SEXTA E SÁBADO.
3. Cada trabalho aprovado será apresentado em dia e horário previamente estipulado. Caso nenhum dos autores compareça, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado
4. Os autores selecionados para apresentação ORAL, terão 10(dez) minutos para apresentação ao vivo e 5(cinco) minutos para debate.
5. A apresentação deve ser em Power Point e não poderá ultrapassar o tempo estipulado.
6. Caso o autor(a) apresentador(a) não compareça, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.
**PREMIAÇÃO:
1º lugar (por categoria): certificado especial, inscrição para o autor apresentador para o próximo congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia e publicação do resumo na Revista “Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento”.
2º lugar (por categoria): certificado especial e publicação do resumo na Revista “Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento”.
3º lugar (por categoria): certificado especial e publicação do resumo na Revista “Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento”.