Institucional

Histórico de Eventos

A forma que encontramos para homenagear os precurssores da Geriatria e da Gerontologia no Paraná foi o resgate de sua história e contamos com a colaboração do Dr. Rodolfo Augusto Alves Pedrão, atual secretário da SBGG-PR, que fez um belo trabalho de pesquisa em nosso acervo e conta como tudo começou.

Em maio de 1980, os Drs. Heber Soares Vargas, Hélio G. de Queiroz, Ari  I. Jurkiewicz, Paulo Fernando Nicolau, Bernadete C. M. Machado, Maurílio José Pinto, Hamilton G. Grabowski, Inolan G.de Oliveira, José P.Pagani, João B. Vieira,Edgard B. Valente, MiroslauC. Baranski, Daniel Egg e José. R. Grabowski , fundaram a seção Paraná da Sociedade Brasileira de Geriatria, com seu primeiro Estatuto, cujas reuniões aconteciam no Teatro do SESC.

Já em julho do mesmo ano, foi realizada a primeira Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia, na cidade de Londrina, com 179 participantes.

Incansáveis batalhadores pela consolidação da nova Especialidade no campo da Saúde do Idoso, estes pioneiros continuaram seu trabalho desenvolvendo vários eventos, agregando novos companheiros e, em março de 1981 foram iniciadas as “mini jornadas”, precursoras do Curso de Educação Continuada em Geriatria e Gerontologia, com 18 edições de sucesso até o final do corrente ano.

A SBGG  Pr não parou de crescer e em parceria com outras instituições e sociedades de especialistas, promoveu vários encontros em muitas regiões do Estado e na Capital para reunir os indivíduos interessados nos temas gerontológicos em suas especialidades, transmitir conhecimento sobre o envelhecimento humano e abordar o idoso de forma ampla, contemplando seus aspectos biológicos, psíquicos e socioculturais, visando a promoção da saúde,a terapêutica,reabilitação e cuidados para o paciente terminal.
Hoje somos a quarta regional em número de sócios, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As Diretorias da SBGG-PR estiveram sob a presidência dos Drs.Azor de Oliveira e Cruz, Luiz Bodachne (2 mandatos), João Batista Lima Filho, Gilmar Calixto, Maurílio José Pinto,José Mário Tupiná Machado, Rubens de Fraga Junior, Ivete Berkenbrock, Débora Christina de Alcântara Lopes e atualmente, Vitor Last Pintarelli.

O Departamento de Gerontologia esteve sob a Presidência de Shirley Scremim, Saul Franco D'Ávila, Ivete Marcassa Prosdócimo, Inêz Calixto, Guilherme Falcão e Francisco Zanardini (2 mandatos) e atualmente, Simone Fiebrantz Pinto.

Muito foi e está sendo feito pela gerontologia no Paraná e, de sua participação ativa dependerá o futuro de uma Associação que pretende continuar o trabalho dos nossos colegas iniciado há 25 anos.


Rua Cândido Xavier, 575 Sala 21 - Água Verde - Curitiba / PR - Ver mapa >>>
Copyright © - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Paraná - Todos os direitos reservados